top of page

Você sabe o que é a roupa sensorial para autistas?

  • Foto do escritor: Liliam Cristina da Cruz Alves
    Liliam Cristina da Cruz Alves
  • 5 de jul. de 2023
  • 2 min de leitura


Como tive diagnóstico tardio, costumo postar conteúdos mais focados no autismo adulto que é onde começa a minha experiência consciente de autista.


Esses dias tenho pesquisado muito, o hiperfoco no assunto está em alta e no meio de uma busca pela web encontrei as roupas sensorias para autismo.


Primeiro fiquei muito curiosa e a seguir, quando visualizei já quis uma para mim (embora seja indicada para crianças:D).


As vestes sensoriais são chamadas também de roupa proprioceptiva. O recurso ajuda no tratamento de crianças com dificuldades sensoriais proporcionadas por patologias como o autismo.


Os terapeutas costumam indicar o uso do conjunto ou colete sensorial para auxiliar no tratamento de crianças que não conseguem se concentrar. Ou seja, crianças que possuem a musculatura bem “molinha” tipo hipotônica ou que possuem dificuldade com texturas ou estereotipias podem se beneficiar com o uso do colete ou conjunto sensorial.


A diferença é que o colete sensorial é apenas uma parte de cima, mais parecida com um colete. Já o conjunto sensorial possui uma parte de cima e de baixo.


O colete sensorial e conjunto sensorial funcionam da seguinte maneira: quando a criança com autismo veste a roupa, ela fica bem justa ao corpo. Como a roupa é feita de um material especial compressivo, o conjunto e o colete sensorial exercem uma pressão sobre o corpo fazendo os músculos e articulações contraírem, mandando informação para o cérebro e ativando a percepção que o individuo tem sobre o próprio corpo.


Desta forma ele é capaz de perceber a posição do seu corpo, onde ele se encontra no espaço e qual o estado de tensão dos seus músculos. Esta ativação feita pelo conjunto ou colete sensorial faz com que ele receba as informações do ambiente e interprete com mais eficiência e tranquilidade, podendo até evitar uma crise sensorial, ou seja, uma dificuldade de lidar com as informações expostas no mundo.


Uma vez tentei fazer Pilates e me lembro de não querer tirar o macacão que comprei que era todo justo no corpo e com compressão localizada.


Vale a pena dar uma olhada, e eu juro que se tivesse modelo adulto eu já ia ver uma pra mim.

.

.

Fonte: blogamigopanda.com.br

 
 
 

Comentários


bottom of page