Memória Eidética: todo autista tem?
- Liliam Cristina da Cruz Alves
- 27 de jul. de 2023
- 1 min de leitura

A memória eidética é a capacidade de recordar uma imagem da memória com alta precisão após vê-la apenas uma vez e sem usar um dispositivo mnemônico.
O termo se popularizou, principalmente no meio da cultura nerd devido ao personagem Sheldon Cooper da série The Big Bang Theory.
Kim Peek, o savant de 54 anos de idade, que foi a base para o personagem de Dustin Hoffman em "Rain Man", diz ter memorizado cada página dos 9000 livros que já leu além de ler em média 8 a 12 segundos por página (com cada olho lendo uma página diferente de forma independente), mas essa reivindicação não foi testada com rigor científico.
Mozart, Hans von Bulow e Rachmaninoff. Estes possuiam memória auditiva extraordinária para músicas que podem ser devido ao treinamento intenso, dedicação e foco somados a um grande talento e que são restritos à música.
O autista pode ter um excelente memória, principalmente no que tange ao seu hiperfoco, no entanto essa memória pode ser deficiente para aplicar nas tarefas e demandas do cotidiano como funções executivas, escola e trabalho.
.
.
Fonte: Eidetica American Heritage Dictionary, 4th ed. 2000.
Comments