Sinais de Autismo em adultos
- Liliam Cristina da Cruz Alves
- 3 de jul. de 2023
- 1 min de leitura

Quando eu criei este perfil eu sabia que só poderia falar sobre as minhas experiências, por isso foquei no autismo em adultos que era o tema que eu estava, como dizem na Bahia, "comendo com farinha". A expressão ilustra que o que a pessoa está fazendo é com muita vontade, por isso colocou até farinha (explicar né, para os literais <3).
Voltando ao assunto, eu, por não ser da área de saúde, nem especializada em autismo, não tenho como produzir conteúdo sem pesquisa, por isso muitos posts meus mencionam as fontes.
Entrando no tema, nós, autistas adultos sofremos uma invisibilidade por sermos "funcionais" em uma sociedade neurotípica. Autistas adultos que não foram diagnosticados na infância, mas que vivem muito próximo do que se considera “normal”, ou seja: trabalham, estudam, sempre conviveram em sala de aula regular e constituíram família.
Pode ser muito difícil identificar os sintomas de autismo em adultos, mas alguns sinais podem ajudar a reconhecer o transtorno:
♾️ Expressões faciais não óbvias são difíceis de serem percebidas
♾️ Problemas para entender metáforas, ironias e piadas
♾️ Desconforto ou estranheza na hora de receber afeto
♾️ Utilizar linguagem direta
♾️ Trabalham melhor sozinhos
♾️ Resistência a sair da rotina
♾️ Muita sensibilidade a luz, ao toque, ruídos, sabores e texturas
Os sintomas de autismo em adultos não se limitam apenas aos descritos acima.
Quanto mais comprometido é o indivíduo, mais graves serão os seus sintomas. Compreender como os especialistas avaliam um indivíduo tanto para diagnosticar o autismo, quanto para atribuir-lhe um nível de função, pode nos ajudar a entender e minimizar os prejuízos do distúrbio, além de contribuir com o ajuste de expectativas em relação a perspectiva do futuro dos autistas.
.
.
Fonte: autismoemdia.com.br
Comentários