O contato visual do autista
- Liliam Cristina da Cruz Alves
- 11 de jun. de 2023
- 1 min de leitura

O contato visual tem um lugar significativo na comunicação não verbal, pois por ele é possível captar e responder às pistas sociais das outras pessoas.
Geralmente, não fazer contato visual é considerado um ato de desatenção, falta de empatia, de interesse ou grosseria. No entanto, um dos sinais e sintomas característicos do Transtorno do Espectro Autista é a dificuldade de fazer contato visual.
Eu cresci ouvindo "olha pra mim", "olha nos meus olhos enquanto eu falo", mas não lembro exatamente como era isso na infância. Atualmente faço contato visual completo com pessoas íntimas e com as quais me sinto confortável, mas meu comportamento geral é de alternar entre os olhos da pessoa e outras coisas ao redor. Eu sinto um desconforto que não é intenso, mas existe e depende também muito do meu estado emocional.
Muitos adultos com autismo descreveram o estresse que sentiram quando foram forçados a fazer contato visual em suas interações. Afirmam que se distraíam com essas tentativas e, às vezes, a insistência os fazia perder o foco.
.
.
Fonte: neurosaber.com.br
Comentários