Masking no autismo
- Liliam Cristina da Cruz Alves
- 11 de jun. de 2023
- 1 min de leitura

Dá até náusea e tontura falar disso, mas vamos lá. O masking foi uma das coisas que mais me perturbou sobrecarregou e prejudicou na minha vida.
"Masking – do inglês Mascaramento – é uma estratégia para enfrentamento social, definida como um esforço que pessoas no TEA fazem, de forma consciente ou inconsciente, para mascarar suas características e apresentar uma topografia comportamental “menos autista” para se encaixar em situações sociais." - Via Academia do Autismo
Viver em masking é uma dualidade, pois muitas vezes é necessário, mas te impõe o risco de você se perder na sua personalidade. Além disso é extremamente desgastante e muitas vezes inútil, pois ainda assim sofremos com os julgamentos e preconceitos e mesmo que as pessoas não saibam que somos autistas, seremos sempre as pessoas estranhas, doidinhas, excêntricas, sem noção ou lerdinhas.
Os rótulos doem, mas o masking dói muito mais e não te faz escapar deles. Por muito, muito tempo vivi em masking sem nem sonhar que não era assim com todo mundo. Demorei para me perceber e me permitir. Agora sigo tentando descobrir quem sou e me amar do jeito que sou. É isso.
.
.
Comentários