Autista pode trabalhar?
- Liliam Cristina da Cruz Alves
- 14 de jun. de 2023
- 2 min de leitura

Eu trabalho desde os 17 anos. A maioria dos empregos foram na área administrativa e me formei em Administração.
Eu tenho muita aptidão artística, que embora eu as pratique muito pouco, nunca sinto dificuldade em produzir arte quando bate a inspiração. De fato trabalhar com arte teria sido um sonho maravilhoso realizado.
Apesar disso eu acabei me desenvolvendo também na ciência da Administração e atualmente sou servidora pública. Não imaginem que é fácil. Muitas vezes fiquei atordoada por causa da dinâmica do ambiente e das demandas altas.
Para realizar qualquer tarefa eu preciso de tempo, silêncio e concentração e a maioria das vezes é impossível trabalhar com o tumulto e distrações desnecessárias dos ambientes públicos e corporativos que já são rotina na realidade do trabalho presencial.
De fato me saio muito melhor em home office e tendo tempo hábil para fazer as tarefas com perfeição. Sou muito exigente e fazer entregas meia-boca por conta de prazos inexequíveis para mim me deixa irritada demais. Reuniões também me exaurem e em geral gosto de "sumir" no horário do almoço para poder me refazer das sobrecargas e me regular.
Dá pra ver que não é fácil, muitas vezes chego a chorar de exaustão ao chegar do trabalho e não consigo nem falar nem fazer mais nada, apenas comer e dormir. Errar tambem é um problema para mim e fico martelando meus erros por meses na minha cabeça sem conseguir desconectar e com isso me sentindo cada vez pior pela exposição que isso me traz fora o fardo do masking de todo dia.
Tudo isso muitas vezes fez eu me sentir incompetente e incapaz. Depois do diagnóstico minha autocobrança diminuiu um pouquinho e tento aceitar que a minha performance não depende só da minha capacidade e inteligência, mas que os fatores externos podem atuar de forma negativa a ponto de me incapacitar, e que isso é do autismo e não porque sou "burra".
Autista pode trabalhar, sim, e se for no seu hiperfoco e com as condições de inclusão adequadas pode ser muito brilhante.
.
.
Comentários